This plugin hasn’t been tested with the latest 3 major releases of WordPress. It may no longer be maintained or supported and may have compatibility issues when used with more recent versions of WordPress.

Virtuaria – Pagseguro Pix para Woocommerce

Description

Atenção: Esse plugin não será mais atualizado porque a funcionalidade «Pagamento via Pix» foi incorporado a nosso outro plugin de integração com o PagSeguro que usa a API mais moderna de cobrança disponibilizada pelo PagSeguro e permite pagamentos via cartão de crédito, boleto bancário e Pix.
Para efetuar o download acesse Virtuaria PagSeguro. Será necessário uma nova validação junto ao PagSeguro. A aba instalação da página do plugin mostra como fazer. O processo é bem mais simples do que era antes, bastando clicar em conectar e conceder as permissões de acesso ao plugin.

Utilizando a API Pix disponibilizada pelo pagseguro, este plugin tem alta performance para processar seu pagamento e agilizar suas vendas.

  • Fácil de instalar e configurar;
  • Reembolso (total e parcial);
  • Checkout Transparente, onde faz o pagamento sem sair do site;
  • Relatório (log) para consulta a detalhes de transações, incluindo erros;
  • Mudança automática dos status dos pedidos (aprovado, negado, cancelado, etc) via Webhook de retorno de dados dos status no Pagseguro;
  • Detalhamento nas notas do pedido das operações ocorridas durante a comunicação com o PagSeguro (reembolsos, mudanças de status e valores recebidos/cobrados);
  • Tempo limite para pagamento configurável;
  • Nova cobrança Pix, muito útil para cobrança de valores extras ou nos casos onde o cliente perde o tempo limite de pagamento;
  • Pagamento por QR code ou link de pagamento;
  • Exibe os dados de pagamento no e-mail enviado e na tela de confirmação do pedido.

Com este plugin você poderá fazer reembolsos totais e parciais através da página de gerenciamento do pedido em sua loja.

O plugin conta com a funcionalidade “Cobrança Extra” que permite cobrar um valor extra em pedidos feitos com Pix. Esta função pode ser útil, por exemplo, para vendas de produtos no peso, pois neste caso o valor final quase sempre é diferente do inicialmente solicitado, algo muito comum em supermercados. Também é útil para os casos onde o cliente solicita a inclusão de novos itens no pedido ou nos casos onde o cliente perde o tempo limite de pagamento.

Observação: PagSeguro Pix é um método de pagamento brasileiro desenvolvido pela UOL. Este plugin foi desenvolvido, sem nenhum incentivo do PagSeguro ou da UOL, a partir da documentação oficial do PagSeguro e utiliza a última versão ( 2.1.0 ) da API. Nenhum dos desenvolvedores deste plugin possui vínculos com o Pagseguro ou UOL.

Todas as compras são processadas utilizando o checkout transparente:
Transparente: O cliente faz o pagamento direto no seu site sem precisar ir ao site do PagSeguro.

Observação: Os prints foram feitos em um painel wordpress/woocommerce personalizado pela Virtuaria objetivando otimizar o uso em lojas virtuais, por isso o fundo verde.

Para mais informações, acesse virtuaria.com.br – desenvolvimento de plugins, criação e hospedagem de lojas virtuais ou envie um email para tecnologia@virtuaria.com.br

Compatibilidade

Compatível com Woocommerce 5.8.0 ou superior

Descrição em Inglês:

Using the Pix API provided by pagseguro, this plugin has high performance to process your payment and speed up your sales.

  • Easy to install and configure;
  • Refund (full and partial);
  • Transparent Checkout, where you make the payment without leaving the site;
  • Report (log) to query transaction details, including errors;
  • Automatic change of order status (approved, denied, cancelled, etc.) via Webhook to return status data in Pagseguro;
  • Details in the order notes of operations that occurred during communication with PagSeguro (refunds, status changes and amounts received/charged);
  • Configurable payment timeout;
  • New Pix charge, very useful for charging extra amounts or in cases where the customer misses the payment time limit;
  • Payment by QR code or payment link;
  • Displays payment details in the email sent and on the order confirmation screen.

Screenshots

  • Configurações do plugin;
  • Checkout transparente;
  • QR Code;
  • Reembolso bem sucedido;
  • Cobrança adicional;
  • E-mail de novo pedido.

Installation

Instalação do plugin:

  • Envie os arquivos do plugin para a pasta wp-content/plugins, ou instale usando o instalador de plugins do WordPress.
  • Ative o plugin.
  • Navegue para Woocommerce -> Configurações -> Pagamentos, escolha o “Virtuaria Pagseguro Pix” e preencha as configurações.

Para utilizar nosso plugin em produção, é preciso solicitar homologação junto a equipe do pagseguro pelo link abaixo. A homologação consiste em enviar logs do plugin para equipe do PagSeguro, o que trás mais segurança quanto ao correto funcionamento do módulo.

Formulário de solicitação de homologação

Requerimentos:

1- Conta no PagSeguro;
2 – Ter instalado o WooCommerce;
3 – Ter instalado o Virtuaria PagSeguro.

Configurações no PagSeguro:

Apenas com isso já é possível receber os pagamentos e fazer o retorno automático de dados.

Atenção: Não é necessário configurar qualquer URL em «Página de redirecionamento» ou «Notificação de transação», pois o plugin é capaz de comunicar o PagSeguro pela API quais URLs devem ser utilizadas para cada situação.

Configurações do Plugin:

1 – Com o plugin instalado acesse o admin do WordPress e entre em «WooCommerce» > «Configurações» > «Pagamentos» > «PagSeguro Pix».

Pronto, sua loja já pode receber pagamentos pelo PagSeguro.

Instalação e configuração em Inglês:

  • Upload plugin files to your plugins folder, or install using WordPress built-in Add New Plugin installer;
  • Activate the plugin;
  • Navigate to WooCommerce -> Settings -> Payment Gateways, choose PagSeguro and fill in your options.

FAQ

Qual é a licença do plugin?

Este plugin está licenciado como GPLv3.

O que eu preciso para utilizar este plugin?

  • Ter instalado uma versão atual do plugin WooCommerce.
  • Ter instalado uma versão atual do plugin Virtuaria PagSeguro.
  • Possuir uma conta no PagSeguro.
  • Gerar um token de segurança no PagSeguro.

PagSeguro recebe pagamentos de quais países?

No momento o PagSeguro recebe pagamentos apenas do Brasil e utilizando o real como moeda.

Como que o plugin faz integração com PagSeguro?

Fazemos a integração baseada na documentação oficial do PagSeguro que pode ser encontrada nos «guias de integração» utilizando a última versão da API Pix para pagamentos.

O pedido foi pago e ficou com o status de «processando» e não como «concluído», isto está certo?

Sim, por padrão em compras pagas o status do pedido muda automaticamente para processando, significa que pode enviar sua encomenda. Porém, definir o status como «concluído» é atribuição do lojista ao final do processo de venda.

Para produtos baixáveis a configuração padrão do WooCommerce é permitir o acesso apenas quando o pedido tem o status «Concluído», entretanto nas configurações do WooCommerce na aba Produtos é possível ativar a opção «Conceder acesso para download do produto após o pagamento» e assim liberar o download quando o status do pedido está como «processando».

Note que caso você esteja utilizando a opção de sandbox, é necessário usar as informações do ambiente de testes que podem ser encontrados em «PagSeguro Sandbox > Dados de Teste«.

Se você tem certeza que o Token e E-mail estão corretos você deve acessar a página «WooCommerce > Status do Sistema» e verificar se fsockopen e cURL estão ativos. É necessário procurar ajuda do seu provedor de hospedagem caso você tenha o fsockopen e/ou o cURL desativados.

Por último é possível ativar a opção de Log de depuração nas configurações do plugin e tentar novamente fechar um pedido (você deve tentar fechar um pedido para que o log grave o erro). Com o log é possível saber exatamente o que está dando errado com a sua instalação.

Caso você não entenda o conteúdo do log não tem problema, você pode me abrir um «tópico no fórum do plugin» com o link do log (utilize o pastebin.com.

O status do pedido não é alterado automaticamente?

Sim, o status é alterado automaticamente usando a API de notificações de mudança de status do PagSeguro.

A seguir uma lista de ferramentas que podem estar bloqueando as notificações do PagSeguro:

  • Site com CloudFlare, pois por padrão serão bloqueadas quaisquer comunicações de outros servidores com o seu. É possível resolver isso desbloqueando a lista de IPs do PagSeguro.
  • Plugin de segurança como o «iThemes Security» com a opção para adicionar a lista do HackRepair.com no .htaccess do site. Acontece que o user-agent do PagSeguro está no meio da lista e vai bloquear qualquer comunicação. Você pode remover isso da lista, basta encontrar onde bloquea o user-agent «jakarta» e deletar ou criar uma regra para aceitar os IPs do PagSeguro).
  • mod_security habilitado, neste caso vai acontecer igual com o CloudFlare bloqueando qualquer comunicação de outros servidores com o seu. Como solução você pode desativar ou permitir os IPs do PagSeguro.

Funciona com o Sandbox do PagSeguro?

Sim, funciona e basta você ativar isso nas opções do plugin, além de configurar o seu seu token gerado para o ambiente de testes.

Quais URLs eu devo usar para configurar «Notificação de transação» e «Página de redirecionamento»?

Não é necessário configurar qualquer URL para «Notificação de transação» ou para «Página de redirecionamento», o plugin já diz para o PagSeguro quais URLs serão utilizadas.

Este plugin permite o reembolso total e parcial da venda?

Sim, você pode reembolsar pedidos com status processando indo direto a página do pedido no woocommerce e clicar em Reembolso -> Reembolso via Virtuaria Pagseguro Pix e setar o valor seja ele total ou parcial.

Erro 403 ao utilizar o plugin em produção

Para utilizar o plugin em produção é preciso solicitar liberação feita pela equipe do PagSeguro. O processo é simples e pode ser feito via «Solicitar Homologação«.

Quais valores meus clientes podem pagar com este plugin?

Não há valores máximos para as vendas, porém existe o mínimo de R$1,00 a serem transacionado com o pagseguro.

FAQ em Inglês:

What is the plugin license?

  • This plugin is released under a GPLv3 license.

What is needed to use this plugin?

  • WooCommerce version 4.5 or later installed and active.
  • Only one account on PagSeguro.

Reviews

4. November 2022
Realmente cumpre o que promete, rápido na validação de cadastro, de fácil instalação e configuração e as funções de reembolso total e parcial no painel do site traz muita praticidade.
Read all 3 reviews

Contributors & Developers

“Virtuaria – Pagseguro Pix para Woocommerce” is open source software. The following people have contributed to this plugin.

Contributors

Changelog

1.0.0 2022-10-21

  • Versão inicial.

1.0.1 2023-01-09

  • Bug fixes.